Hoje celebra-se o Dia de Consciencialização do Stress!
O stress do dia a dia, quando acumulado, pode afetar a sua saúde. Segundo alguns médicos, essa é uma reação natural do organismo, como sendo uma preparação do indivíduo para uma situação de luta e enfrentamento. O organismo tem recursos que o deixam mais alerta, e isso é feito em geral pela libertação de hormonas, tal como a adrenalina, cortisol, e norepinefrina, que vão para o cérebro, para a musculatura e para a pressão sanguínea. Uma vez passada essa condição, as hormonas caem, e a pessoa volta ao normal. O problema é quando o stress começa a ser constante.
Quando o stress é constante e se tornar acumulado, o nosso corpo pode sofrer alteração a vários níveis, tais como:
- Músculos e articulações: O stress pode causar dores fortes nos músculos e articulações, uma vez que a sensibilidade à dor diminui.
- Coração e pulmões. O aumento dos níveis da hormona cortisol – uma das principais hormonas do stress – pode ser prejudicial para o coração e pulmões, uma vez que aumento o risco de vir a sofrer doenças cardíacas, AVC, hipertensão arterial e asma. Se sente dores, apertos no peito ou palpitações, procure um médico.
- Pele, cabelo e dentes: Alterações hormonais e a redução do fluxo sanguíneo, podem afetar negativamente a pele, cabelo e dentes. O Eczema, acne, urticária, psoríase, perda de cabelo, doença das gengivas e a rosácea podem ser reações comuns ao stresse.
- Barriga: O stress revela-se no sistema digestivo – desde sintomas mais simples, como dor, gases, diarreia ou prisão de ventre, até problemas mais complexos como síndrome do intestino irritável (“desordem digestiva”) e refluxo ácido.
- Sistema imunitário: Precisa de ter um sistema imunitário saudável para combater doenças, mas o stress enfraquece as nossas defesas corporais. Isso faz com que esteja mais propenso a apanhar infeções.
- Saúde mental. O stress pode provocar sintomas de depressão e diminuir a vontade de fazer atividades ou tarefas que costuma gostar. As pessoas tendem também a perder o apetite e a fazer menos exercício físico, intensificando assim os sintomas de stress.
Face ao estilo de vida que pode provocar stress, a Neurovagos aconselha-o a INSPIRAR, RESPIRAR E VIVER!