A Organização Mundial de Saúde (OMS) define o conceito de saúde como “o completo bem-estar físico, mental e social, e não só a ausência de doenças”. Ou seja, o conceito de saúde está relacionado com uma visão integral do ser humano que inclui múltiplos aspetos como o corpo, a mente, o ambiente, a sociedade, os hábitos, entre outros.
No contexto de pandemia que atravessamos, é fundamental que reconheçamos a importância das múltiplas vertentes do conceito de saúde e que continuemos a apostar na promoção da saúde, na prevenção da doença e na sua reabilitação, de modo a proporcionar uma melhor qualidade de vida.
Portanto, neste Dia Mundial da Saúde (7 de abril) reflita sobre os diversos contextos da sua saúde e analise qual estará a precisar de maior dedicação. Promova a sua saúde física, incluindo uma alimentação variada e equilibrada, a prática de atividade física e a manutenção de uma boa higiene do sono. Sinta-se bem consigo mesmo e com os outros, conseguindo aceitar e lidar com as situações mais adversas da vida, sabendo lidar com as suas emoções e reconhecendo sempre os seus limites, inclusive, procurando ajuda sempre que necessário.
Recorra ao seu Médico de Família com regularidade, adira aos rastreios que lhe são propostos e aconselhados, e envolva-se o melhor possível no seu processo terapêutico e na manutenção do seu bem-estar.
Para além disso, não esqueça a saúde social, mantendo relações saudáveis com a família, amigos, colegas de trabalho e com a comunidade em geral. Apesar do distanciamento social a que temos sido submetidos, não deixe que o mesmo se traduza em isolamento, procure formas de “diminuir a distância” dos seus familiares e amigos mantendo a segurança de todos. As redes de apoio são fundamentais para manter as outras dimensões de saúde equilibradas.
Neurovagos, a sua saúde é a nossa prioridade!