A comunicação e a linguagem devem ser incentivadas desde o nascimento. Comunicar com os outros, permite que o bebé viva novas experiências e estímulos que o ajudarão a desenvolver competências para observar e a refletir sobre o que a rodeia.
O contexto natura, ou seja, o dia a dia – é aquele que melhor favorece o desenvolvimento da linguagem na criança e é essencial que os pais e a família mais próxima participem de forma ativa no processo. O que significa, de uma forma muito simples, que conversem com a criança e a incentivem a expressar-se. Existem várias estratégias de comunicação que contribuem para a estimulação da linguagem:
- Tente que a criança estabeleça o contacto com o olhar, enquanto conversam com ela, mesmo que seja apenas por alguns segundos. Desta forma, está a ensiná-la que comunicar consiste numa relação, na qual a expressão facial e movimentos da boca e língua em simultâneo são importantes.
- Fale pausadamente.
- Fale normalmente, não infantilizando o discurso com expressões como “pópó”, “ão ão”, etc.
- Utilize palavras simples, tendo em conta o desenvolvimento linguístico da criança e a sua faixa etária.
- Produza frases curtas e com uma construção correta.
- Repita a mesma coisa várias vezes.
- Espere pela vez da criança. Não importa o tempo de espera, porque algumas crianças necessitam de mais tempo para organizar o seu pensamento (resposta).
- Reforce positivamente as respostas da criança com expressões do tipo “sim!”, “pois!”, “claro!”.
- Quando o seu filho pronunciar ou construir mal o discurso, repita de forma correta o que tentou dizer.
- Não fale pela criança. Cada pessoa tem o seu tempo de conversa.
- Ajude a expressar as suas ideias e as suas emoções.
- Explique a(s) palavra(s) que a criança não compreendeu e se necessário recorra a gestos ou pistas visuais (fotografias, imagens).
- Dê tempo para que seja a criança a iniciar uma conversa.
- Quando não percebe o que o seu filho diz, pode ser sincero e dizer-lhe que não percebeu, dando à criança oportunidade para reformular a frase.
- Quando a criança toma iniciativa, não a interrompa e deixe-a falar.
Que atividades ajudam a estimular o bebé no primeiro ano de vida?
Afeto, risos, cores, sons, formas, são os brinquedos ideais para os bebés. Os estímulos que a criança recebe nos primeiros meses de vida marcam todo o seu desenvolvimento futuro.
Brincar é a melhor forma de a criança descobrir as suas capacidades e explorar o mundo que a rodeia. Tocar, cheirar, bater, ouvir, levar os brinquedos à boca são atividades que permitem descobrir os objetos e desenvolver os sentidos, curiosidade e capacidades.
Brincar é o “trabalho” do bebé. Uma criança que brinca é uma criança saudável!
Atividades que ajudam a estimular a comunicação e a linguagem do seu bebé no 1º ano de vida:
2 – 4 meses
Sons e comunicação: Cantar e fazer rir.
Tato: Abraçar, beijar, acariciar.
Visão: Brinquedos móveis, mover objetos em arco.
4 – 6 meses
Sons e comunicação: Chamar pelo nome, nomear objetos, escutar música.
Tato: Dar objetos de diferentes texturas.
Visão: Mostrar-lhe um espelho, cores vivas.
6 – 8 meses
Sons e comunicação: Brinquedos com música e sons.
Tato: Fazer cócegas e dançar.
8 – 12 meses
Sons e comunicação: Ler histórias, telefones de brincar.
Tato: Motivar a dar beijos e abraços.
Visão: Usar pinturas com texturas.
Caso tenha ficado com alguma questão o se gostava de fazer um rastreio ao seu bebé, contacte-nos. A Drª Joana Figueiredo está disponível para ajudar!