Teste do Pezinho

O Teste do Pezinho faz parte do Programa Nacional de Rastreio Neonatal e tem como finalidade detetar algumas doenças nos recém-nascidos que, quando diagnosticadas precocemente, evitam complicações no desenvolvimento infantil, prevenindo assim sequelas. As mais comuns são o Hipotiroidismo Congénito, a Fibrose Quística e a Fenilcetonúria, entre outras.

O rastreio é obrigatório?
Não, por isso a sua realização depende da vontade e consentimento dos pais. Contudo, é evidente os benefícios para o recém-nascido tendo em conta que, para todas as doenças estudadas, existe tratamento.

Como devem proceder os pais quando nasce o bebé?
Existem fichas apropriadas para a colheita nas Maternidades, Hospitais e Centros de Saúde. Os pais devem levar o seu bebé a um destes locais a partir do 3º dia de vida e, se possível, até ao 6º para a colheita de sangue, que consiste numa picada no calcanhar do bebé. A ficha de colheita é posteriormente enviada para a Unidade de Rastreio Neonatal, Metabolismo e Genética, do Departamento de Genética Humana, no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, no Porto.
Esta análise é suportada pelo SNS.

Porquê que a colheita de sangue é feita no pé do recém-nascido?
Trata-se de uma zona do corpo que tem menos risco para o bebé e é bem vascularizada.

A colheita deve ser feita idealmente entre o 3º e o 6º dia de vida porquê?
Os valores dos marcadores existentes no sangue do bebé podem não ter valor diagnóstico antes do 3º dia de vida, sendo que depois do 6º dia alguns marcadores perdem sensibilidade. Porém, é sempre aconselhável que a colheita seja realizada, mesmo além deste intervalo de dias.

Como consultar os resultados do teste?
Os pais podem consultar o resultado no site https://resultados-dp-insa.min-saude.pt/ inserindo o código de barras que é entregue na altura da colheita e o número de telefone de contacto associado ao recém-nascido.

Normalmente a partir da 2.ª semana a seguir à colheita é disponibilizada a informação de que a ficha deu entrada no Instituto Ricardo Jorge. A partir da 4ª semana geralmente o resultado está disponível. Porém, se for diagnosticada alguma doença, os pais serão avisados mais cedo, diretamente pelo telefone ou através da Unidade de Saúde mais próxima.

Teste do Pezinho

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topo