Acupuntura na Hipertensão Arterial

 O diagnóstico de Hipertensão Arterial (HTA) define-se través de várias medições e em diferentes ocasiões, da Pressão Arterial Sistólica (PAS), igual ou superior a 140 mmHg e/ou, da Pressão Arterial Diastólica (PAD), igual ou superior a 90mmHg, conforme algoritmo clínico.

   A HTA, caracteriza-se por uma pressão sanguínea excessiva na parede das artérias, acima dos valores considerados normais, que ocorre de forma crónica.

   Na Europa estima-se que a HTA afete cerca de 35/40% da população, em Portugal estima-se que a prevalência de HTA na população adulta seja 42,6%.

   Dos doentes com HTA, menos de metade estão medicados com fármacos anti-hipertensores e só 11,2% estão controlados.

   O valor da pressão arterial (PA) pode aumentar devido a vários factores: 

   Esforços físicos ou emocionais, alimentação inapropriada, ingestão de álcool, etc.

   Quando se encontra elevada de forma crónica, ou quando aumenta subitamente, tem consequências negativas para a saúde.

   Após a resolução dessas situações é normal que os valores voltem aos níveis considerados normais.

   No entanto, com o avançar da idade, a pressão arterial também pode aumentar.

   Existem dois tipos de HTA:

   Primária; a causa mais frequente é devido a factores como; obesidade, envelhecimento, stress emocional, tabaco, entre outros.

   Secundária; acontece em doentes cuja casa é identificável e pode ser tratada com uma intervenção específica e dirigida.

   Neste caso por norma existem sintomas associados, como; 

   Dores de cabeça, tonturas, aumento dos batimentos cardíaco, falta de ar, etc.

Em Medicina Chinesa/Acupuntura:

   A Hipertensão Arterial, é classificada como uma desarmonia entre o YIN e o YANG do Fígado e do Rim, ou presença de Humidade- Calor, ou Mucosidades.

   Então, para a MTC/Acupuntura, existem quatro padrões principais de diagnóstico da HTA.

   Plenitude-Calor do Fígado;

   Esta síndrome caracteriza-se pela estagnação de Qi do Fígado que se transforma em Fogo, que sobe à cabeça provocando cefaleias, vertigens, rosto vermelho, nervosismo, irritação, e por sua vez vai provocar HTA.

   Mucosidades que faz aquecer o Aquecedor Superior;

   Esta síndrome é causada por alimentação inadequada, excesso de trabalho ou doença prolongada, que prejudica o Baço e o Estômago no transporte e transformação dos alimentos e vai provocar estagnação que causa, dores de cabeça, tonturas, HTA, etc.

   Subida de YANG do Fígado devido a vazio do YIN;

   Esta síndrome manifesta-se quando o YIN do Fígado e do Rim está em vazio,ou seja, (deficiência)e não pode controlar o YANG do Fígado, (porque o YIN do Fígado e do Rim auxiliam-se mutuamente). Então, além de outros sintomas, também provoca HTA.

   Vazio de YIN e do YANG do Rim;

   O YIN do Rim (SHEN) transmite energia para as funções fisiológicas, enquanto o YANG do Rim (SHEN) armazena a energia para o YIN do Rim. Estas duas energias são dependentes uma da outra, conduzindo à harmonia interna e funcionamento saudável dos órgãos. É a interação dinâmica entre as duas energias, YIN e YANG, que mantém a actividade normal da vida. Quando este equilíbrio é interrompido, surgem alterações patológicas, e uma delas é a HTA.

   Segundo a MTC/Acupuntura, devemos levar uma vida equilibrada, regrada, sem excessos e uma atitude preventiva como por ex: prática regular de exercício físico, meditação, alimentação equilibrada, etc.

   Em caso de já existir patologia, a MTC/Acupuntura, aliada à Fitoterapia, pode ter um papel importante para a regulação e equilíbrio da HTA e em consequência, uma melhor qualidade de vida.

   Se sofre de Hipertensão Arterial, pode aconselhar-se com a profissional de Acupuntura, na Clínica Neurovagos.

Acupuntura na Hipertensão Arterial

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topo