fbpx

Exames

exames

Eletrocardiograma

Holter de 24h

exames

Espirometria

exames

Polissonografia

QUERO SER CONTACTADO

Partilhe o seu contato e nós ligamos-lhe para marcar o seu Exame.


Eletrocardiograma

O que é um eletrocardiograma e como é realizado?

O eletrocardiograma (ECG ) de 12 derivações é um exame realizado para o estudo da atividade elétrica dos batimentos cardíacos. O batimento cardíaco tem origem num impulso elétrico que atravessa todo o coração, o que faz com que as várias cavidades do coração (aurículas e ventrículos) contraiam de forma síncrona. Através da colocação de eletrodos no peito e pinças em cada braço e perna conseguimos estudar a origem e a propagação desse impulso elétrico e identificar possíveis anomalias.

É necessária alguma preparação?

O eletrocardiograma não necessita de nenhuma preparação especial. Por ser necessário despir a roupa da cintura para cima recomenda-mos roupas que sejam fáceis de vestir e despir e evitar o uso de collants.

Holter de 24h

O que é um Holter de 24h ?

O  Holter de 24 é um registo prolongado da atividade elétrica cardíaca. 
Este exame é feito com um pequeno equipamento que é colocado na clínica, e que é usado durante o período do exame nas condições de vida habituais.
Assim, é possível correlacionar alterações detetadas no registo eletrocardiográfico Holter com as atividades realizadas e os sintomas. 
A indicação mais comum para a realização de um eletrocardiograma de Holter é o diagnóstico de arritmias.

MAPA

O que é a MAPA?

A MAPA consiste na medição da pressão arterial durante um determinado período de tempo em intervalos de 15-20 minutos durante o dia e de 30 minutos durante a noite.

Trata-se de um método de medição automática da pressão arterial realizada através de um dispositivo colocado na cintura do paciente que insufla uma braçadeira instalada no braço. As várias medidas são armazenadas neste dispositivo e transferidas para um programa de computador que permite a análise dos dados recolhidos. A MAPA deverá ter uma duração de aproximadamente 24 horas. 

A MAPA permite estimar a média das pressões durante o período total do exame, tanto durante o período em que o paciente está acordado, como durante o sono. Permite ainda avaliar se ocorrem elevações da pressão arterial durante a colocação do aparelho no consultório ou o contrário, a sua diminuição no consultório.

espirometria

O que é a espirometria?

A espirometria é um exame de avaliação da função respiratória que permite diagnosticar ou acompanhar patologias respiratórias (asma, DPOC, outras), realizar avaliação pré-operatória, quantificar a capacidade respiratória em pessoas saudáveis (atletas), e outras.  Os resultados da espirometria podem contribuir para diagnosticar:

  • Diminuições do calibre das vias aéreas (por estreitamento ou por obstrução);
  • Incapacidades dos pulmões para gerar e impulsionar volumes de ar adequados durante os movimentos respiratórios.

Espirometria com prova de broncodilatação 

A prova de broncodilatação é uma técnica que é acrescida à espirometria simples. Permite avaliar de forma simples, a resposta das vias aéreas a um broncodilatador (medicamento) que é inalado.

São consideradas contra-indicações à realização da espirometria com ou sem broncodilatador as seguintes condições:

  • Pacientes com infecção pulmonar ativa;
  • AVC hemorrágico recente;
  • Pneumotorax (recente e não drenado).
  • Tosse com sangue;
  • Infarte do miocárdio recente;
  • Deslocamento de retina ou cirurgia ocular recente;
  • Aneurisma/Dissecção da Aorta;
  • Edema pulmonar;
  • Tuberculose pulmonar ativa;
  • Tromboembolismo pulmonar.

Preparação para a realização do exame

Não deve fumar, beber bebidas estimulantes (café, chá) ou bebidas alcoólicas 2 horas antes da realização do exame. Não é necessário estar em jejum para a realização do exame, no entanto devem ser evitadas refeições pesadas 2 horas antes do exame. É importante interromper a medicação habitual RESPIRATÓRIA nas 12 horas que antecedem a realização do exame e deve trazer consigo o nome dos medicamentos no dia do exame.

Polissonografia

O que é?

Registo poligráfico do sono noturno ou polissonografia consiste no registo simultâneo de vários parâmetros durante o sono por um dispositivo apropriado. 

No caso da polissonografia em ambulatório, a pessoa desloca-se ao hospital/clínica para levantamento do equipamento, ensino e preparação para o estudo que será realizado no seu domicílio.

A preparação realizada no hospital/clínica inclui a aplicação, em locais específicos do corpo, de bandas e sensores que estão ligados ao dispositivo de registo. Estes, permitem a transmissão e o registo de parâmetros cardíacos e respiratórios, durante o sono normal.

Entre estes parâmetros incluem-se:

  • A frequência e o ritmo cardíaco;
  • A frequência e o ritmo respiratório;
  • As alterações no fluxo aéreo;
  • O esforço respiratório;
  • O nível de oxigénio no sangue;
  • A posição corporal;
  • O ressonar.

No dia seguinte, é necessário voltar ao hospital/clínica para entregar o equipamento.

Posteriormente, os registos serão analisados pelo médico, que avalia o padrão de comportamento dos vários parâmetros durante o sono. Desta forma, pode detetar alterações cardiorrespiratórias que justifiquem as queixas identificadas.