As pernas cansadas estão associadas aos problemas de má circulação sanguínea, um problema que afeta um terço da população portuguesa e maioritariamente as mulheres.

As pernas ficam cansadas devido a vários factores:

  • Por varicose; Derrames ou varizes expostas.
  • Por inchaço/ edema.

As varizes formam-se devido a fraca elasticidade, (esclerose ou envelhecimento), dos vasos sanguíneos e suas válvulas, que, como não têm elasticidade para impulsionar o sangue e assim fazer o retorno, algum deste sangue fica estagnado nos vasos sanguíneos e formam varizes.

Os derrames dão-se quando essa deficiência ocorre nos vasos sanguíneos mais finos que são os capilares.
Quando isso acontece, provoca muito cansaço nas pernas.

A circulação do sangue inicia-se no coração, com sangue arterial e irriga todo o corpo, alimentando-o, indo até aos pés, e retorna até voltar ao coração, com sangue venoso.

No caso do inchaço, tem a ver com a circulação linfática e sinovial.

A circulação linfática, processa-se em paralelo à circulação sanguínea, mas não é impulsionada pelo coração como o sangue, no entanto, faz um trajeto idêntico ao do sangue.
É através da circulação linfática que se processa a limpeza do organismo.
Quando esses vasos linfáticos e respectivas válvulas ficam com fraca elasticidade nas pernas e pés, fica estagnado muito desse líquido, causando inchaço e cansaço.

Também o líquido sinovial, que é um líquido que envolve todos os órgãos  e sistemas do organismo e os protege, devido à fraca circulação de sangue e líquidos, vai ficando estagnado nas pernas e pés, causando inchaço e cansaço.

Em qualquer destes processos, que são dolorosos e debilitantes, uma das melhores formas de aliviar os sintomas, é fazer drenagem linfática.

Este tratamento atua, promovendo melhoria considerável, na circulação sanguínea, circulação linfática e circulação sinovial, melhorando o inchaço e aliviando o cansaço e as dores, e ainda atuando na melhoria do sistema imunitário.

A Drª Helena poderá ajudar com o seu problema de pernas cansadas através da Drenagem Linfática.

Neurovagos, a sua saúde é a nossa prioridade!